Tipos de misturas
AUTORA
Professora Vanessa Baia Fernandes, quartos anos A e C
Na data do dia 12 de março, os alunos do 4º ano A do período da manhã e 4º C, do período da tarde, da Escola Municipal Cecília Batista Mattos, tiveram a oportunidade de realizar um experimento em sua aula de Ciências, para testar seus conhecimentos sobre o que já vinham estudando: Misturas homogêneas e heterogêneas.
O experimento, foi realizado, da mais maneira mais próxima possível do seu cotidiano, utilizando elementos simples como: água, óleo de cozinha, vinagre, sal, açúcar, achocolatado, pó de café, farinha de trigo, milho pipoca e outros, juntamente com material descartável para as misturas serem realizadas.
Após serem realizadas as misturas, os alunos puderam relatar em suas tabelas, os resultados, conforme os elementos escolhidos e classificando-as. Ao final do experimento, a professora, propôs um novo teste, para relacionar a quantidade de sal e açúcar que pode ser dissolvida na água.
Ao realizar a mistura de uma colher de sal ou açúcar na água, eles são facilmente misturados, formando uma mistura homogênea, porém ao adicionar mais colheres dos elementos, percebe-se a formação de um precipitado no fundo do copo em virtude do aumento na quantidade da substância sólida. Entendendo assim que a quantidade de cada elemento pode interferir no tipo de mistura resultante.
Os alunos tiveram sua participação ativa durante todo experimento, podendo assim fazer parte do ensino aprendizagem, demonstraram-se muito entusiasmados e atentos aos resultados.
Quando trabalhamos a teoria juntamente com a prática, os alunos desempenham um papel ativo, na construção da sua própria aprendizagem.
Professora Vanessa Baia Fernandes, quartos anos A e C
Na data do dia 12 de março, os alunos do 4º ano A do período da manhã e 4º C, do período da tarde, da Escola Municipal Cecília Batista Mattos, tiveram a oportunidade de realizar um experimento em sua aula de Ciências, para testar seus conhecimentos sobre o que já vinham estudando: Misturas homogêneas e heterogêneas.
O experimento, foi realizado, da mais maneira mais próxima possível do seu cotidiano, utilizando elementos simples como: água, óleo de cozinha, vinagre, sal, açúcar, achocolatado, pó de café, farinha de trigo, milho pipoca e outros, juntamente com material descartável para as misturas serem realizadas.
Após serem realizadas as misturas, os alunos puderam relatar em suas tabelas, os resultados, conforme os elementos escolhidos e classificando-as. Ao final do experimento, a professora, propôs um novo teste, para relacionar a quantidade de sal e açúcar que pode ser dissolvida na água.
Ao realizar a mistura de uma colher de sal ou açúcar na água, eles são facilmente misturados, formando uma mistura homogênea, porém ao adicionar mais colheres dos elementos, percebe-se a formação de um precipitado no fundo do copo em virtude do aumento na quantidade da substância sólida. Entendendo assim que a quantidade de cada elemento pode interferir no tipo de mistura resultante.
Os alunos tiveram sua participação ativa durante todo experimento, podendo assim fazer parte do ensino aprendizagem, demonstraram-se muito entusiasmados e atentos aos resultados.
Quando trabalhamos a teoria juntamente com a prática, os alunos desempenham um papel ativo, na construção da sua própria aprendizagem.
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